Um dos temas mais comentados da semana, o iPhone 7 não apresentou grandes mudanças no smartphone, se comportando como uma espécie de atualização das versões antigas. Mas já faz algum tempo que os telefones da Apple não mudam muito ao longo dos anos. Confira abaixo a evolução do iPhone ao longo dos anos.

O primeiro

publicidade

Apple's then-CEO Steve Jobs introduces the iPhone at Macworld on Jan. 9, 2007.
Lançado em 2007, o iPhone inaugurou a era dos smartphones. Apesar de já existirem dispositivos com touchscreen, o produto da Apple foi o primeiro a trazer a tecnologia funcionando perfeitamente. O resultado não foi bom para as concorrentes: Nokia e BlackBerry, por exemplo, nunca mais conseguiram chegar ao topo do mercado.

iPhone 3G

publicidade

The iPhone 3G.
A primeira atualização do smartphone trouxe a conexão 3G, oferecendo velocidades de navegação mais rápidas. Outro elemento importante foi a adição da App Store.

iPhone 3GS

publicidade

The iPhone 3GS.
Em 2009 a Apple anunciou o iPhone 3GS, aparelho que tinha como principal atrativo algumas melhorias na velocidade de navegação.

iPhone 4

publicidade

The gap on the iPhone 4 that caused antenna issues for some users.
O primeiro redesign radical do celular aconteceu em 2010 com o iPhone 4. Mas nem tudo deu certo no lançamento: o design dos smartphones levava a uma queda nas chamadas, o que causou problemas para a Apple.

iPhone 4S

The Siri function on the iPhone 4S.
Com uma pequena atualização, o iPhone 4S resolveu a questão da antena, aumentando o desempenho do aparelho. Por fora, não houve tantas mudanças.

iPhone 5

Apple CEO Tim Cook presents the iPhone 5 in San Francisco on Sept. 12, 2012.
Em 2012 houve outra grande mudança. Com o iPhone 5, a Apple optou por telas maiores. Deu certo: a companhia registrou bons números de vendas do dispositivo.

iPhone 5C e 5S

The iPhone 5C in a variety of colors.
No ano seguinte, o que chamou a atenção foi a apresentação de dois modelos ao mesmo tempo. O iPhone 5S, atualização da versão anterior, e o lançamento do iPhone 5C, uma versão mais acessível do dispositivo, projetada para mercados emergentes.

iPhone 6 e 6 Plus

The iPhone 6 Plus, left, and iPhone 6.
O iPhone 5C não vendeu o esperado e acabou sendo aposentado pela Apple. Em 2014 a empresa anunciou o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus, mais finos e com telas maiores. A mudança fez com que a empresa crescesse na Ásia e principalmente na China, um dos mercados mais importantes para as fabricantes de smartphones.

iPhone 6S e 6S Plus

Apple Inc. iPhone 6s smartphones were released in 2015. 
Com poucas mudanças, os iPhones 6S ganham apenas melhorias no desempenho, mas permanecem iguais. A novidade aqui é a adição de uma nova cor, o ouro rosa, às versões disponíveis.

iPhone SE

The iPhone SE, top, compared with the iPhone 6 Plus.
No início de 2016 a Apple decidiu lançar um novo smartphone, o iPhone SE. Bastante parecido com o iPhone 5S, o SE é mais barato do que as versões maiores e tem vendido bem em países emergentes. Ao que tudo indica, no entanto, a procura não é suficiente para reverter a queda nos lucros da companhia.

iPhones 7 e 7 Plus

Reprodução
Ao contrário do que muita gente imaginava, o iPhone 7 não traz grandes mudanças. O tamanho e a forma do smartphone permanecem praticamente os mesmos da versão 6S. As alterações focaram em melhorar o desempenho, aprimorar a câmera e, principalmente, remover a entrada dos fones de ouvido.

Via Bloomberg