A Niantic liberou mais uma atualização de Pokémon Go neste final de semana, trazendo o aguardado “Buddy System”, que permite obter candies para evoluir pokémons escolhendo uma criatura parceira para “caminhar” junto com o jogador. No entanto, a atualização irritou milhares (ou milhões?) de jogadores após bloquear o acesso de jogadores de Android com root ou com de iOS com jailbreak.

Não há nada de errado em destravar seu celular com root ou jailbreak. As duas práticas são legais e não são necessariamente nenhum indício de práticas irregulares com o aparelho. Com tudo, a Niantic optou por barrar os jogadores que desbloqueiam seus aparelhos para dificultar o uso de ferramentas que possibilitam trapacear no jogo. Em tempo: dificilmente isso vai barrar os hackers, mas deve impedir vários usuários legítimos de jogar.

publicidade

A medida afeta principalmente usuários mais avançados do Android, que têm o hábito de instalar ROMs customizadas em seus celulares para mantê-los atualizados quando a fabricante para de lançar novas versões do sistema. Também há casos de pessoas que usam sistemas alternativos como o Cyanogen e dependem do root para instalá-los.

A decisão já gerou uma reação forte por parte da comunidade, obviamente irritada com o fato de não poder acessar mais o jogo, especialmente a parcela dos jogadores que gastaram dinheiro para obter itens do game.

publicidade

O site Android Police publicou orientações de como mascarar o root no seu smartphone Android. Ela envolve o uso da ferramenta Magisk, que depende de ter um bootloader destravado. As orientações completas estão neste link, que está em inglês.