Algumas pessoas ficaram decepcionadas ao descobrir que o PS4 Pro, versão mais potente do PlayStation 4, não será capaz de rodar a maioria dos seus jogos em 4K nativamente. Em vez disso, o console fará um “upscaling”: esticar imagens em resolução mais baixa para que pareçam estar em 4K.

Enquanto isso, a rival Microsoft promete ir mais longe do que a Sony. Em entrevista ao jornal norte-americano USA Today, gerente global de marca do Xbox, disse que o Project Scorpio – nome provisório para a versão mais potente do Xbox One, prometida para o ano que vem – vai rodar games em 4K nativamente.

publicidade

“Todos os games que nós fizermos e que lançarmos dentro do ciclo de vida do Scorpio, vamos garantir que eles podem rodar nativamente em 4K”, declarou o executivo. Em outras palavras, apenas os títulos da própria Microsoft e estúdios parceiros (ou seja, os exclusivos da empresa) rodarão na mais alta definição no vindouro console.

É provável, portanto, que a maioria dos jogos do Xbox Scorpio usarão também o “truque” do upscaling, mas pelo menos alguns títulos no console farão uso da capacidade máxima de resolução prometida pela Microsoft. O novo videogame deve ser lançado no final de 2017.