Seu Android está ficando lento? Apagar itens do celular não é a única solução para aumentar o seu desempenho. Existem muitas maneiras de otimizar os dispositivos e garantir que ele volte a funcionar como se fosse novo. Confira 5 dicas que podem ajudar a recuperar seu celular:

1. Desinstale apps não utilizados ou que consomem muito do smartphone
A primeira coisa a fazer é apagar aplicativos inúteis, sem uso ou que consomem muita bateria. Na gaveta de aplicativos, toque e segure no app e o arraste para “Desinstalar” ou vá em Configurações > Aplicativos para acessar a lista completa.

publicidade

2. Mude as configurações de sincronização
Pode ser que seu celular esteja configurado para sincronizar dados de fotos, e-mail e contatos o tempo todo com a nuvem ou servidor. Isso pode deixar o aparelho lento e, de quebra, consumir mais bateria do que o necessário. Em Configurações > Contas, desative a sincronização automática. Mas fique atento: é importante manter o dispositivo sincronizado periodicamente.

3. Mantenha o Android atualizado
Certifique-se de que o seu dispositivo está rodando a versão mais recente do sistema. Além de mantê-lo seguro, estar sempre atualizado ajuda a melhorar o desempenho do celular, já que as atualizações corrigem problemas e trazem novidades que deixam o smartphone mais veloz.

publicidade

4. Altere as configurações de animação
Apesar de deixarem o Android mais bonito, as animações podem contribuir para a lentidão do sistema. Para alterar as animações é preciso ativar o Modo de Desenvolvedor. Em configurações> Sobre o telefone clique no item “Build Number” sete ou oito vezes. Retorne às configurações e observe as Opções de desenvolvedor na parte inferior da lista.

Clique em “Desenho”. Lá existem três opções para controlar animações, cada uma delas com o valor definido em “1x”. Isso significa que ao abrir ou fechar um app, a animação correspondente dura um segundo. É possível reduzir seu tempo, por exemplo, para 0,5x.

publicidade

5. Configurações de fábrica
Se nenhuma das soluções acima for capaz de deixar sue celular mais rápido, restaure as configurações de fábrica. O processo vai remover aplicativos, transferências e arquivos inúteis do dispositivo. É importante ter certeza de que todos os dados importantes do usuário foram salvos em um backup.
Depois disso, clique em Configurações> Backup e Reset de Fábrica.

Via Android Authority