Responsáveis por armazenar grandes quantidades de dados e manter sites no ar, os datacenters facilitam a vida das empresas, mas não são faceis de serem gerenciados. A gerente de data centers da Engemon, empresa brasileira especializada em engenharia civil e elétrica e TI, Tatiana Oliveira, listou 5 itens essenciais para manter o data center funcionando perfeitamente. Confira:

1. Localização
Para Oliveira, o primeiro fator a considerar é o ponto onde o datacenter fica. “É necessário uma avaliação da facilidade de acesso a rodovias e aeroportos para chegada de equipamentos de TI e equipes de suporte”, explica.

publicidade

2. Infraestrutura
Planejar o tamanho da área a ser utilizada é crucial, já que um espaço muito grande requer demasiadas manutenções numa infraestrutura desnecessária. No entanto, pensando em longo prazo, um data center deve estar pronto para crescer. “Para evitar despesas desnecessárias, o ideal é sempre trabalhar em fases, evitando o desperdício de energia elétrica e que máquinas fiquem ociosas”, aconselha Tatiana.

3. Refrigeração
O bom funcionamento de um centro de processamento de dados requer um ambiente com temperatura entre 20ºC e 25ºC, conforme recomendação da TIA/EIA 942. Para uma boa eficiência energética, o ideal é fazer a instalação do sistema de ar condicionado, respeitando sempre os corredores quentes e corredores frios.

publicidade

4. Segurança
É preciso prestar atenção com o controle das pessoas que frequentam o datacenter, principalmente se existirem dados confidenciais arquivados, como senhas e códigos bancários de clientes ou colaboradores. Mantenha a vigilância por meio de câmeras de monitoramento e um sistema de controle de acesso para evitar a entrada e saída de pessoas não autorizadas.

5. Sistema de incêndio
O datacenter deve estar protegido com um sistema eficaz de combate a incêndio, como dry sprinklers, sistema de supressão a gás, detectores pontuais e por aspiração.