A Adidas possui uma fábrica na Alemanha composta basicamente por robôs. Na última semana, a empresa revelou o Futurecraft, o primeiro tênis feito quase completamente por máquinas. Atualmente, a fabricante de roupas e calçados terceiriza a maior parte de sua produção para a China e outras partes da Ásia.

A pair of white and grey sneakers, seen from the front, on a black background. The laces are part of the shoe, you don't have to tie them. They are covered in a sort of mesh.

publicidade

De acordo com a Adidas, neste ano a estimativa é de que sejam fabricados 500 protótipos, o que significa que a ideia, ao menos por enquanto, não é substituir a produção em massa usada hoje em dia. 

publicidade

Em dois anos, no entanto, fábricas do tipo produzirão um milhão de pares de sapato por ano. Os benefícios do novo método são vários: além de produzir calçados personalizados e sob demanda, o tempo de fabricação cai de semanas para cinco horas. Além disso, a capacidade de produzir sob demanda e conforme necessário, em vez de criar grandes estoques, pode ajudar a descentralizar os processos de fabricação atuais.

Via Re/Code

publicidade