Você já ouviu falar de superfícies hidrofóbicas? Esse tipo de material repele o contato com a água e tem sido estudado em diversas aplicações por institutos de pesquisa do mundo inteiro. Como era de se imaginar, virou também foco da indústria da tecnologia.

A Samsung licenciou recentemente um tipo de vidro criado pelo Departamento de Energia do Laboratório de Oak Ridge, nos Estados Unidos. Mais do que hidrofóbico, o material é classificado como “superhidrofóbico” porque não apenas repele a água, mas ricocheteia qualquer gota de líquido como se fosse uma “cama elástica”.

publicidade

Esse vidro, além de não molhar o smartphone se for usado como tela, consegue ainda escorrer pela superfície de aparelho (dependendo do ângulo em que ele estiver) levando consigo qualquer partícula de sujeita ou poeira. As propriedades do material ainda protegem-no contra manchas e reflexos.

Não espere ver smartphones com tela superhidrofóbica nas lojas em pouco tempo, porém. A tecnologia ainda passa por estudos e ajustes e deve demorar até ser incorporada à linha de produção da Samsung. Ainda assim, trata-se de uma tendência difícil de ignorar.

publicidade

Via SlashGear