A Intel Security liberou nesta quarta-feira, 28, a lista as 10 celebridades mais periogosas de 2016. A pesquisa revela quais celebridades buscadas na web geram mais resultados que podem levar o usuário a vírus e malware. O estudo buscou os termos no Google, no Bing e no Yahoo.

Os criminosos costumam aproveitar a curiosidade de fãs e usuários que consomem notícias de celebridades para atrair desavisados e levá-los a sites que podem roubar informações pessoais e senhas. “Com esse desejo por informações em tempo real, muitas pessoas pesquisam e clicam sem pensar nos possíveis riscos à segurança. Os criminosos cibernéticos sabem disso e tiram proveito desse comportamento, tentando induzi-los a acessar sites sem segurança e carregados de malware”, explica Gary Davis, especialista-chefe de segurança do consumidor da Intel Security.

publicidade

A atriz e comediante Amy Schumer é a líder do ranking neste ano. De acordo com a pesquisa, uma busca por ‘Amy Schumer’ gera uma chance de 16% de se conectar a um site mal-intencionado.

Confira a lista completa:

publicidade

Posição

Celebridade

Porcentagem

1

Amy Schumer

16,11%

2

Justin Bieber

15,00%

3

Carson Daly

13,44%

4

Will Smith

13,44%

5

Rihanna

13,33%

6

Miley Cyrus

12,67%

7

Chris Hardwick

12,56%

8

Daniel Tosh

11,56%

9

Selena Gomez

11,11%

10

Kesha

11,11%

 

Confira algumas dicas para não ter surpresas ruins ao pesquisar por nomes de celebridades:

publicidade

Pense antes de clicar
Procure não acessar links externos. Em vez disso, opte por fontes originais. Isso diminui as chances de entrar em sites mal intencionados.

Tome cuidado ao procurar por “torrent”
Este termo é de longe o termo de pesquisa mais arriscado. Os criminosos cibernéticos podem utilizar torrents para incorporar malwares em arquivos autênticos, o que dificulta saber se um arquivo é seguro.

publicidade

Não revele suas informações pessoais
Os criminosos estão sempre procurando maneiras de roubar informações pessoais do usuário. Se você receber uma solicitação para inserir informações como o número do seu cartão de crédito, e-mail, endereço residencial ou login em redes sociais, não as forneça sem pesquisar a fonte e garantir que não se trata de uma tentativa de phishing.