O iPal é um robô que funciona como uma espécie de babá. Ele ajuda a cuidar das crianças em casa e foi projetado para ser um companheiro em tempo integral. O modelo já está disponível em alguns lugares na China e pode chegar em breve aos Estados Unidos.

O robô foi desenvolvido pela AvatarMind. Segundo a empresa, a ideia era criar um robô que unisse uma aparência agradável às crianças, tecnologia de redes neurais e conectividade em nuvem com aplicativos.

publicidade

Por meio de uma tecnologia de aprendizagem, o iPal guardará as preferências e interesses das crianças, ajudando inclusive a aumentar o conhecimento da criança sobre algum assunto de seu interesse. Ele conta também com sensores para detectar o toque e a emoção, respondendo ao que as crianças estão sentindo. 

Os pais podem acessar as fotos das crianças que são tiradas instantaneamente pelo iPal ao logo do dia com a ajuda de um aplicativo, além de outros recursos que permitem saber se a criança já acordou, escovou os dentes, entre outros.

publicidade

O iPal possui uma tela LCD de 6 polegadas e vem com aplicativos para contar histórias e responder a perguntas feitas por crianças. O robô é indicado para cuidar de crianças de 3 a 8 anos por cerca de duas horas.

Apesar da tecnologia, algumas críticas já foram feitas a esse tipo de projeto. Em 2008, o professor Noel Sharkey, da Universidade de Sheffield, escreveu um artigo alertando sobre os perigos que um robô babá poderia causar, privando as crianças do contato humano e desencadeando impactos psicológicos.

publicidade

Via Mashable