As empresas fabricantes de telas tem, ao longo do tempo, aprimorado suas tecnologias: assim aconteceu com as telas de smartphones, com as televisões e, de acordo com especialistas, deve acontecer com os dispositivos de realidade virtual.

Atualmente o Oculus Rift possuem resolução de 1080 x 1200 pixels, enquanto o PlayStation VR possui resolução de 960 x 1080 pixels. Há ainda as lentes ajustáveis que permitem aos usuários aumentar o campo de visão da imagem. Apesar de funcionarem bem, elas podem criar pontos visíveis para os olhos que “quebram” a imersão.

publicidade

A Sharp afirma que corrigiu o problema com uma nova tela, desenvolvida especificamente para o uso em dispositivos de realidade virtual. A resolução da tela IGZO, de 2,8 polegadas, é de 1920 x 2160 pixels. Na prática, isso significa que não há mais os pontos que barram a imersão. Segundo a empresa, o “efeito colateral” da maior resolução” por olho é a realidade virtual em 4K.
Nem tudo são flores. Como é de se esperar, uma resolução maior exige um PC mais poderoso ligado ao dispositivo. De acordo com a Sharp, a novidade pode demorar pelo menos um ano para chegar aos dispositivos.

Via Geek