Para muitos usuários de smartphones, o corretor ortográfico é um dos inimigos da comunicação moderna. Embora ele esteja ali para impedir que algum erro de digitação ou de ortografia nos faça passar vergonha, nem sempre o sistema operacional compreende as sutilezas da linguagem coloquial.

Algumas gírias ou expressões regionais podem ser substituídas por vocábulos mais padronizados, o que certamente irrita diversos usuários. Por isso muitos optam por deixar o corretor desativado, preferindo correr o risco de deixar algum deslize passar do que passar ainda mais vergonha com uma correção errada.

Há uma maneira de ensinar ao corretor algumas palavras que ele não conhece, tornando-o mais prático e inteligente, ao invés de desativá-lo por completo. O “truque” funciona tanto no Android quanto no iOS e basta vasculhar nas configurações do seu smartphone.

Se você tem um celular Android, abra o aplicativo de ajustes e procure por “Texto e Idioma”. Toque nesta guia e depois acesse “Dicionário pessoal”. Aqui você pode criar uma lista de palavras ou expressões que usa com frequência para o sistema aprender a não reprová-las. Basta tocar no sinal de adição (+) para acrescentar as novas palavras.

publicidade

Reprodução

No iOS o caminho é ainda mais fácil. Quando digitar uma palavra num app de mensagens, por exemplo, selecione a palavra que você quer adicionar ao dicionário e toque na opção “Definir”. A partir de então, o sistema não vai mais te corrigir ou substituir as palavras que ele não conhece.

Reprodução