EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Para muitos usuários de smartphones, o corretor ortográfico é um dos inimigos da comunicação moderna. Embora ele esteja ali para impedir que algum erro de digitação ou de ortografia nos faça passar vergonha, nem sempre o sistema operacional compreende as sutilezas da linguagem coloquial.

Algumas gírias ou expressões regionais podem ser substituídas por vocábulos mais padronizados, o que certamente irrita diversos usuários. Por isso muitos optam por deixar o corretor desativado, preferindo correr o risco de deixar algum deslize passar do que passar ainda mais vergonha com uma correção errada.

publicidade

Há uma maneira de ensinar ao corretor algumas palavras que ele não conhece, tornando-o mais prático e inteligente, ao invés de desativá-lo por completo. O “truque” funciona tanto no Android quanto no iOS e basta vasculhar nas configurações do seu smartphone.

Se você tem um celular Android, abra o aplicativo de ajustes e procure por “Texto e Idioma”. Toque nesta guia e depois acesse “Dicionário pessoal”. Aqui você pode criar uma lista de palavras ou expressões que usa com frequência para o sistema aprender a não reprová-las. Basta tocar no sinal de adição (+) para acrescentar as novas palavras.

Reprodução

No iOS o caminho é ainda mais fácil. Quando digitar uma palavra num app de mensagens, por exemplo, selecione a palavra que você quer adicionar ao dicionário e toque na opção “Definir”. A partir de então, o sistema não vai mais te corrigir ou substituir as palavras que ele não conhece.

publicidade

Reprodução