John Goodenough, de 94 anos, pode não ser uma das pessoas mais conhecidas do mundo, mas sua invenção com certeza é de extrema importância na sua vida. O professor de engenharia mecânica da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, é o inventor da bateria de íons de lítio, que trouxeram aos dispositivos maior duração, mais leveza e capacidade de armazenamento.

John Goodenough

publicidade

O curioso é que, apesar de ter contribuído para a popularização dos dispositivos, Goodenough nunca teve um celular. “Tenho computador no meu escritório, mas quando chego em casa não gosto que me incomodem mais do que o necessário”, conta, rindo.

Sobre o caso das explosões do Galaxy Note 7, o professor dá seu palpite. “Normalmente, quando acontecem explosões, o problema está na bateria original do aparelho. O eletrólito utilizado é inflamável, e isso significa que se a bateria for superaquecida haverá uma explosão”.

publicidade

Ele explica ainda que é importante monitorar cuidadosamente o funcionamento da bateria e não recarregar o celular rapidamente, para garantir uma vida longa da bateria.

Via BBC

publicidade