Um novo golpe no WhatsApp agora está testando a atenção de quem quer viajar de avião. Uma mensagem com um link bastante suspeito sugere que o usuário irá “ganhar” duas passagens aéreas em comemoração de um suposto aniversário de 50 anos da companhia aérea TAM.

Para isso, tudo o que o usuário precisaria fazer seria responder quatro perguntas após clicar em um link que é enviado via mensagem nas redes sociais e aplicativos de mensagens, principalmente no WhatsApp. 

O problema é que ao invés de ganhar as passagens, tudo o que o internauta irá conseguir é instalar um malware no smartphone que poderá coletar informações pessoais do usuário, cadastrá-lo em serviços de mensagens pagas e compartilhar o golpe com outros usuários presentes nos contatos do aparelho. 

Felizmente, a ameaça pode ser facilmente identificada. Há diversos erros de português no texto. Além disso, não há qualquer indicação de que a companhia, que agora se chama LATAM, após fusão com a companhia LAN no ano passado, esteja completando 50 anos de existência em 2016. 

publicidade

Para completar, como é possível ver abaixo, o endereço da promoção não tem qualquer ligação com o site da TAM, respondendo apenas por “101promo.net”.

Reprodução

Dessa forma, ela é apenas uma variação de “promoções” de outras empresas como cupons do McDonalds e do Burger King, Starbucks, Zara, entre outras. Se você foi vítima do golpe, o melhor a fazer é alertar seus contatos e cancelar os serviços em que foi cadastrado sem saber. Para saber como fazer isso, leia esta reportagem.

Em nota enviada ao Olhar Digital, “a LATAM Airlines Brasil informa que a promoção que está circulando nas redes sociais e e-mails é falsa”. A empresa ainda afirma que só divulga suas campanhas, ofertas e promoções em seus canais oficiais.