O Galaxy S8 chegará no ano que vem, e, após o fracasso monumental do Galaxy Note 7, a Samsung está sob pressão pública para apresentar um aparelho que seja capaz de reparar o estrago feito à imagem e aos cofres da empresa. Os primeiros detalhes e especulações já começaram e, se eles estiverem certos, pelo menos é possível afirmar que o dispositivo será ousado.

Um pesquisador da Samsung Display, divisão que produz telas na companhia, deu a entender que o S8 pode contar com uma tela que cobre 90% da parte frontal do celular, funcionando praticamente sem bordas. A ideia é similar ao Mi MIX apresentado recentemente pela Xiaomi.

Fato é que eliminar bordas não é tarefa simples, já que elas existem não por acaso. Elas são usadas para abrigar componentes como botões capacitivos, leitores de impressão digital (no caso da Samsung; existem outras empresas que colocam em outro lugar), câmera frontal, alto-falantes e outras peças sob o capô, como os controles de toque.

O fato de a Samsung, que sempre apostou em botões físicos, estar apostando em um celular sem bordas faz com que o fato mais interessante não seja a ausência de bordas, mas sim as soluções encontradas pela fabricante para viabilizar esta possibilidade. Isso deve representar o fim dos botões de navegações físicos nos aparelhos da empresa, e o leitor de digitais pode ser posicionado sob a tela, uma tecnologia que já vem sido alardeada há algum tempo por empresas como a Qualcomm, mas que nenhuma grande marca adotou até agora.

publicidade

Coincidentemente ou não, especula-se que o iPhone 8 também seguirá os mesmos passos, com uma tela que domina a maior parte frontal do celular. Se a provável decisão da Samsung seguir este caminho tem a ver ou não com estes rumores é algo que nunca saberemos.

Via SlashGear e The Investor