A cada dia que passa os smartphones se tornam itens cada vez mais inseparáveis dos usuários. Mas, como já dizia o velho ditado que “tudo em excesso faz mal”, com os celulares não é diferente. O uso excessivo desses gadgets podem fazer o usuário ficar com dores musculares nas costas e no pescoço, além de tendinite.

De acordo com reportagem do G1, o uso intenso dos polegares para digitar as mensagens no aparelho pode gerar um tipo de tendinite chamado de “Tenossinovite de Quervain”. O incomodo afeta principalmente a base do dedo polegar e também a lateral do punho.

publicidade

Se você acha que isso é exagero, o ortopedista Luís Phelipe Cardinalli traz alguns números que assustam. Segundo afirma, há usuários que chegam a trocar 500 mensagens de texto por dia, com uma média de 30 caracteres em cada. Essa conta dá algo em torno de 15 mil toques diários do usuário na tela por dia. Vale lembrar que o cálculo não contabiliza o uso de jogos e de outros apps.

O que fazer

publicidade

A primeira dica é sempre procurar um médico para que ele possa avaliar a área dolorida e dar o melhor diagnóstico possível. De acordo com o ortopedista, é importante que o paciente fique de repouso e faça proteção e bolsas de gelo no lugar dolorido para amenizar os efeitos da doença.