A marca de produtos esportivos Adidas anunciou hoje que irá comercializar 7 mil pares de tênis de corrida feitos com materiais reciclados, a maior parte dos quais vêm de plástico retirado dos oceanos. Os calçados, chamados de UltraBOOST Uncaged Parley, são uma parceria da empresa com o grupo Parley for the Oceans, que tenta chamar atenção para a poluição dos oceanos.

Segundo a Adidas, o “corpo” dos tênis é feito de 95% de plástico retirado do oceano próximo das Ilhas Maldivas e depois reciclcado; os outros 5% são poliéster reciclado. O resto do calçado, como a sola e os cadarços, também é feito de materiais reciclados, e cerca de 11 garrafas de plástico são recicladas em cada par dos tênis, de acordo com a empresa. O vídeo abaixo fala mais sobre os calçados:

publicidade

Inicialmente, a empresa pensava em usar o plástico reciclado para criar um material que pudesse ser impresso em 3D para compor o calçado. Essa ideia, contudo, foi abandonada. De acordo com o The Verge, a Adidas afirma, de maneira um tanto vaga, que transforma o plástico em um tecido que pode ser usado para criar calçados usando “novas tecnologias” para “reaproveitar dejetos plásticos marinhos”.

publicidade

Embora inicialmente a empresa só pretenda fabricar sete mil pares dos tênis, ela afirmou também que sua meta é produzir um milhão de pares de tênis até o final de 2017. O objetivo final, segundo a empresa, é acabar totalmente com o lixo plástico dos oceanos. Além dos primeiros sete mil, a Adidas também fabricará calçados esportivos em edições limitadas para os clubes de futebol Bayern de Munique e Real Madrid.

Para saber quais lojas terão estoques do UltraBOOST Uncaged Parley, é possível acessar o site da Adidas. No entanto, apesar de usar materiais reciclados, eles não são nada baratos: os calçados estão sendo vendidos nos Estados Unidos por US$ 200 (cerca de R$ 645).