O Google atualizou seu relatório de distribuições de plataforma, que revela qual a proporção de usuários em cada versão do Android. A grande notícia é que o Nougat finalmente apareceu na lista dois meses após seu lançamento. A má notícia é que a versão ainda tem apenas 0,3% dos usuários.

Reprodução

Na prática, estes 0,3% são formados quase que exclusivamente por aparelhos Nexus, visto que quase não há celulares que tenham recebido atualização oficial para o Android 7.0. Há alguns casos como o LG V20, que saiu de fábrica com o sistema, e talvez outros dispositivos menos conhecidos. Os aparelhos da Motorola estão em fase de testes, e alguns usuários podem ter recebido como parte do que a empresa chama de soak test, mas ainda não houve uma liberação oficial.

É pouco provável que o lançamento do Pixel tenha afetado de qualquer forma o gráfico. O celular do Google sai de fábrica com o Android 7.1. Se o aparelho tivesse tido um impacto superior a 0,1%, a versão 7.1 do sistema apareceria no gráfico. Isso não é uma notícia muito boa, porque 0,1% de 1,4 bilhão de Androids ativos (número de 2015) de aparelhos em uso seria 1,4 milhões de unidades vendidas até agora, e a projeção dos analistas é de até 4 milhões de aparelhos vendidos até o final de 2016. Para comparação, a Apple vendeu 45,5 milhões de iPhones só no terceiro trimestre deste ano.

publicidade

No entanto, ainda é um pouco triste observar que o Nougat, recém-lançado, não tem muito mais participação no mercado do que o ancião Froyo (2.2), lançado em 2010. Para a versão figurar nesta lista, é preciso que 0,1% da base de usuários continue usando um celular Android que passou seis anos sem nenhuma atualização.

O interessante foi notar que o Android Marshmallow, lançado no ano passado, está prestes a se tornar a versão mais popular, mas isso deve levar mais um ou dois meses para acontecer. Por enquanto, a edição 6.0 do sistema está em 24% dos aparelhos, apresentando crescimento maior do que todas as outras versões. No entanto, o Android 4.4 (KitKat) ainda é a versão mais usada no mundo, com 25,2%. Contudo, se somarmos todas as variações do Lollipop (5.0 e 5.1), esta é a versão no topo do ranking, com 34,1% do público.