O Google está sendo acusado de ocultar endereços da concorrente ProtonMail dos resultados nas buscas realizadas pelo site. O feito pode ter causado prejuízo na arrecadação de dinheiro pelo tráfego perdido.

A empresa fornece contas de e-mail aos usuários e se tornou um serviço bastante popular no exterior desde o lançamento, em 2014. De acordo com a empresa, antes do suposto boicote, o serviço prestado aparecia entre o primeiro ou segundo quando pesquisado no Google. 

Ainda segundo a ProtonMail, a empresa entrou em contato com o Google para descobrir o que poderia estar acontecendo e que até o presidente do Google foi solicitado, mas não receberam nenhuma resposta. A companhia chegou até mesmo a postar publicamente no Twitter para o Google esperando alguma solução. Com a medida, o crescimento da ProtonMail caiu cerca de 25% no período.

publicidade

Após a insistência, o Google corrigiu o problema da empresa e os resultados voltaram a aparecer. Apesar da situação resolvida, a ProtonMail lembrou do risco da monopolização dos serviços de busca na internet que podem controlar diversas outras empresas de forma indireta, como neste caso.

Além disso, o incidente também mostrou que o território dominante do Google ultrapassa facilmente as barreiras regionais. A empresa norte-americana controla mais de 90% do tráfego de busca na Europa, por exemplo. Vale lembrar que a Comissão Europeia vem há algum tempo tentando exigir maior transparência do Google.

Via The Guardian