Os GIFs não são exatamente uma novidade. Eles já são parte de como nos comunicamos diariamente na internet. Agora, o último bastião contra o avanço deste tipo de imagem animada cedeu: o WhatsApp finalmente decidiu permitir a inclusão de GIFs nas conversas.

Curiosamente, a invasão começou no Windows, na versão beta do aplicativo. Logo em seguida, a edição de testes do app no Android também recebeu a novidade. Agora, os usuários do iPhone já têm acesso à novidade na versão “final” do app, o que significa que provavelmente todos os sistemas devem ganhar o recurso em breve.

publicidade

Veja como utilizar…

No Android

1. Você precisa usar a versão beta do aplicativo

publicidade

Para se registrar no programa de beta, você deve acessar este link. Depois de se cadastrar, o aplicativo no seu celular será atualizado após alguns minutos. Se precisar de mais informações sobre como entrar ou sair do programa, pode ver os detalhes neste link.

Esta opção te dá acesso às novidades do app antes dos outros usuários, mas em compensação torna o WhatsApp mais propenso a bugs.

publicidade

2. Entre em uma conversa

3. Toque no clipe e selecione Galeria

publicidade

O clipe é onde estão todas as opções para anexar todos os tipos de mídia suportadas pelo WhatsApp.

Reprodução

4. Entre na opção GIF

Você precisa ter um GIF salvo na memória do seu celular para aparecer alguma coisa aqui. Toque naquele que você deseja enviar e pronto.

 Reprodução

No iOS

1. Basta ter a versão atualizada do app, não precisa ser beta

2. Entre em uma conversa

3. Toque no botão + e selecione Fotos e Vídeos

Reprodução

4. Selecione um GIF

Novamente, você precisa ter GIFs salvos no seu celular. As imagens animadas receberão uma etiqueta “GIF”, como você pode ver na imagem abaixo.

Reprodução