Pesquisadores da Universidade de Oxford estão trabalhando no desenvolvimento de um software capaz de “ler” lábios com alto índice de acerto. De acordo com os resultados divulgados, o LipNet é capaz de realizar a leitura labial com um índice de 93,4% de acerto.

Ao que foi divulgado na imprensa internacional pelos pesquisadores responsáveis pelo projeto, o programa tem grande potencial prático. Quando finalizado, ele poderá ser aplicado em aparelhos auditivos para pessoas com necessidades especiais e também na produção de legendas para permitir identificar conversas, ponto mais polêmico.

A tecnologia está sendo estudada na divisão de inteligência artificial do Google e já passou por testes em mais de 30 mil vídeos com fala. Esse “treinamento” pode possibilitar que o software estruture frases inteiras de acordo com o que foi identificado, sem precisar identificar palavra por palavra.

publicidade

Apesar dos bons resultados, a tecnologia ainda precisa passar por mais testes, com vídeos de diferentes conteúdos e ambientes para perceber de fato as palavras, para finalmente chegar ao mercado.

Via Telegraph