Compras pela internet estão se tornando cada vez mais comuns em todos os ramos. E, no setor de automóveis, a situação é a mesma. No entanto, ao realizar esse tipo de transação via internet, o consumidor fica sujeito a uma série de situações arriscadas que não ocorrem na compra de bens de outro tipo: afinal, comprar um carro pela internet não é a mesma coisa que comprar um livro ou produto eletrônico.

Para ajudar consumidores a se precaverem na hora de comprar automóveis usados por meio de sites ou lojas virtuais, o Detran-SP ofereceu uma série de dicas e medidas que podem fazer com que os compradores evitem fraudes. Veja abaixo:

publicidade

1) Confira o valor do veículo na tabela FIPE. A tabela oferece uma boa referência de preços para a maioria dos carros mais comuns no mercado. Caso o carro esteja em excelente condição e com um preço muito abaixo da tabela, desconfie.

2) Antes de concluir a compra, faça uma vistoria de identificação veicular. O objetivo dessa vistoria é garantir que o carro que está sendo vendido é, de fato, daquela pessoa. É importante que a vistoria seja feita pelo próprio comprador, já que um vendedor mal-intencionado poderia falsificar o laudo. Uma vez emitido, o laudo é válido por dois meses, e ele pode ser usado para transferência do veículo.

publicidade

3) Por meio do site do Detran-SP, é possível pesquisar dívidas ou restrições associadas ao veículo e a seu atual proprietário. Para isso, basta ter em mãos a placa e o número do Renavam do veículo. Isso também pode ser feito por meio dos aplicativos do Detran para Android e iOS. Vale a pena conferir se está tudo certo com o veículo que você pretende adquirir antes de fechar a transação.

4) Para garantir que o motor, freios e suspensão do carro estão em boas condições, é indicado que o veículo passe por uma checagem geral antes de ser comprado.

publicidade

5) Uma vez fechado o negócio, o comprador tem 30 dias a partir do preenchimento do CRV para transferir o automóvel para seu nome. É importante que isso seja feito dentro do prazo; se não, o novo dono do veículo sofre uma multa equivalente a uma infração de trânsito grave: R$ 195,23, mais cinco pontos na habilitação.

Vale notar que os links e aplicativos destacados acima são referentes ao Detran do Estado de São Paulo. Para os moradores de outros estados, os sites e aplicativos serão diferentes. No entanto, de maneira geral, as dicas se mantêm.