Recentemente o Google lançou o Allo, um aplicativo de mensagens equipado com seu novo assistente virtual, o Google Assistant. Uma patente registrada pela Apple sugere que a empresa pode estar interessada em seguir os passos da rival.

O Google Assistant funciona acompanhando as conversas do usuário pelo Allo e atuando como um acesso rápido ao Google, trazendo resultados de buscas, links, mapas ou outras informações úteis. A ideia registrada na patente descoberta pelo site AppleInsider sugere que a Apple pode fazer o mesmo usando a Siri.

O registro explica como a Siri pode ser integrada ao iMessage, app padrão de mensagens do iPhone, para agendar eventos, trazer informações rápidas como a previsão do tempo ou o estado do trânsito, além de outras tarefas como reservar mesas em restaurantes e até enviar ou receber dinheiro via PayPal.

Isso é basicamente o mesmo que o Google Assistant faz no Allo. Diferentemente do rival, porém, o sistema da Apple seria integrado às conversas por padrão, em vez de acionado usando um comando, e poderia ser desligado a qualquer momento na página de configurações do aplicativo.

publicidade

Por enquanto, porém, não há garantias de que essa ideia um dia se tornará realidade. Empresas como a Apple registram patentes a todo momento, como forma de garantir a segurança de sua propriedade intelectual. De qualquer forma, vale o registro de que a Apple pelo menos andou pensando no mesmo que o Google.