Não é de hoje que a Microsoft usa o Windows 10 para criticar navegadores rivais e promover o seu próprio browser, o Edge. Agora, a empresa começou a usar suas ferramentas para alertar que o Firefox e o Chrome são mais inseguros do que o Edge. A mensagem de alerta tem sido distribuída desde o começo de novembro.

A descoberta foi feita por um usuário do Reddit chamado illCodeYouABrain. Ele publicou a imagem abaixo, capturada no momento em que ele abriu o Firefox. Ao fazer isso, recebeu uma notificação, avisando que o “Microsoft Edge é mais seguro que o Firefox”, porque “bloqueia 21% a mais malwares que usam engenharia social”.

publicidade

Reprodução

Segundo o relato, a notificação aparece quando ele abre o Firefox, mas não em todas as ocasiões. A Microsoft, no entanto, confirmou que isso também deve acontecer com usuários que utilizam o Chrome.

publicidade

Há pouco tempo, houve uma situação similar. Na ocasião, a Microsoft acusava o Chrome de estar sugando bateria demais de notebooks, e que o Edge era mais econômico, permitindo maior tempo de uso com uma única recarga.

Segundo a empresa, estas dicas foram criadas para “oferecer às pessoas informações rápidas e simples que ajudem a melhorar a experiência do Windows 10”, embora pareçam mais com a boa e velha publicidade. Existe uma forma de desativá-las, no entanto: basta abrir o aplicativo de Configurações, entrar em Sistema, acessar a aba Notificações e ações e desativar a opção Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows 10.

publicidade

Via VentureBeat