Já pensou em controlar seu carro com o poder da mente? A ideia pode parecer ficção científica, mas algumas empresas já mostram que ela pode se tornar realidade um dia. Nesta edição do Salão do Automóvel, em Paris, a montadora alemã Opel permitiu que alguns usuários testassem uma tecnologia que permitia ligar a ignição do novo Astra apenas ao pensar em fazê-lo.

Para conseguir a façanha, a empresa usou uma faixa com um sensor embutido capaz de monitorar as ondas beta do cérebro do usuário, do mesmo jeito que um eletroencefalograma. Essas ondas iniciaram uma conexão Bluetooth e ativaram o carro.

O sensor consegue perceber as ondas no cérebro, mas não sabe exatamente no que ele está pensando. “A verdade é se que você decidir resolver uma equação matemática, o carro também vai ser ligado”, explica Jean-Baptiste Herman, um dos fundadores da Tips Tank, empresa que trabalhou com a Opel no projeto.

A fabricante de carros, subsidiária da General Motors, afirma que não tem planos de se aprofundar na tecnologia, mas o recurso fez bastante sucesso no evento em Paris.

publicidade
Projeto Opel Mind, em Paris

Apesar de a Opel não ter planos de desenvolver a fundo a tecnologia, o sucesso do projeto em Paris indica uma aceitação desse cenário futuro de mais harmonia entre o ser humano e um carro. A empresa possui um outro veículo, GT Concept, que foi apresentado no Salão de Genebra, com uma interface que compreende o humor e a personalidade do motorista.

“Talvez não cheguemos a controlar um carro com nossos pensamentos. Mas estamos tentando fazer com que os carros entendam melhor seus motoristas”, explica aponta Grégoire Vitry, diretor de marca da companhia.

Via BBC