Não é novidade que o Facebook tem enfrentado, nos últimos meses, sérios problemas com o crescimento do compartilhamento de notícias falsas em sua plataforma. Mesmo a empresa tendo anunciado medidas mais enérgicas para combater a dificuldade, ela continua bastante presente na rede social em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Utilizando temas polêmicos e atuais, pessoas mal intencionadas adotam títulos e imagens chamativos e, como resultado, acabam atraindo mais a atenção do usuário do que as notícias reais.

publicidade

Segundo um levantamento do BuzzFeed, as principais notícias falsas relacionadas à Operação Lava Jato tiveram mais interações (compartilhamentos, comentários e reações) do que as principais notícias verdadeiras sobre o tema. A análise do site excluiu blogs de opinião e sites institucionais.

A notícia falsa mais compartilhada pertence ao site “A Folha Brasil”, que possui uma aparência muito semelhante à da Folha de S.Paulo. O site está registrado no nome de Josias Oliveira, repórter que assina todos os textos, mas o CPF vinculado à página pertence a uma estudante universitária de 24 anos.

publicidade

A pesquisa também considerou falsas as notícias que distorciam os títulos. Confira as 10 notícias falsas mais curtidas e compartilhadas na rede social e as 10 notícias verdadeiras e suas respectivas audiências:

publicidade

Falsas:

publicidade

Verdadeiras: