Sergio Canavero, o neurocirurgião responsável pelo projeto de transplante de cabeça, divulgou que vai contar com a ajuda da realidade virtual para preparar os pacientes. A tecnologia vai colaborar com a adaptação dos pacientes ao “novo mundo” criado após a cirurgia.

O médico espera realizar o transplante até o final de 2017 como parte do projeto que ficou conhecido como HEAVEN. Ele consiste em implantar uma cabeça cortada ao corpo de um doador que teve morte cerebral. O procedimento deve durar cerca de 36 horas e necessita de reconstrução e conexão complexas da medula espinhal e da veia jugular.

publicidade

Der acordo com Canavero, a realidade virtual vai auxiliar o paciente a reconhecer e interpretar o novo mundo sem tantas confusões emocionais e psicológicas, uma das principais críticas ao projeto. O sistema foi desenvolvido pela Inventum Bioengineering Technologies e vai simular a sensação de andar e fazer algumas tarefas motoras comuns, além de preparar o paciente a se ver no corpo de outra pessoa.

Via IFLScience