O Google segue matando digitalmente as pessoas por aí. E nem é preciso violar seus termos de uso para provocar a ira da companhia, basta ignorá-la.

Foi o que aconteceu com Donovan McLeod. Ele foi ao Reddit contar que teve seu acesso aos serviços da empresa bloqueados sem qualquer tipo de aviso só porque se esqueceu de atualizar suas informações quando mudou de cidade.

publicidade

Primeiro ele recebeu um e-mail do Google com um aviso de potencial atividade suspeita, o que acabou culminando no bloqueio total. Ele perdeu acesso a todos os serviços vinculados à companhia, o que no seu caso era particularmente preocupante, visto que McLeod é usuário de um aparelho com Android, sistema operacional do Google.

Ele ligou mais de uma vez para o Google tentando recuperar a conta, até que ouviu que aquilo não seria possível. Mesmo tendo enviado fotos da carteira de motorista e do cartão de crédito, o Google informou que McLeod teria de criar outra conta se quisesse voltar a ser usuário — e com um cartão diferente, pois aquele já estava vinculado a uma suspensão. E em nenhuma das ligações a empresa disse o porquê da punição (que durou três semanas), pois segundo o Google não faz parte da sua política passar esse tipo de informação.

publicidade

Foi por acaso que se descobriu que tudo aquilo não passava de um engano. Em uma das ligações, havia um supervisor na linha quando McLeod mencionou que havia mudado de cidade. Como ele não tinha atualizado suas informações junto à Google Play, o sistema percebeu que sua localização não batia com o endereço de cobrança e entendeu que aquilo configurava fraude.

“Para proteger nossos clientes de fraude e abuso, nós monitoramos rotineiramente o comportamento das contas na Google Play e tomamos iniciativas sobre atividade potencialmente suspeita. Infelizmente, no seu caso, sua conta foi sinalizada erroneamente e suspensa”, informou a empresa, segundo reporta a PMMag.

publicidade

O caso veio à tona apenas dias depois de o Google ter provocado uma hecatombe digital, bloqueando o acesso de centenas de pessoas que tinham se envolvido num esquema de evasão fiscal com a compra de seus produtos. Após ter sido criticado devido à dureza da punição, a companhia acabou voltando atrás, como fez agora com Donovan McLeod.