O mestre coreano de Go, Cho Chikun, derrotou ontem a inteligência artificial Deep Zen Go na terceira partida de um desafio entre homem e máquina. Com a vitória nessa partida, Chikun (que foi o primeiro jogador de Go a conquistar simultaneamente os três principais títulos do jogo) se sagrou vitorioso no desafio, segundo o site coreano Jiji Press.

Trata-se de uma espécie de “vingança” da humanidade contra as máquinas. Isso porque, em março deste ano, a inteligência artificial AlphaGo derrotou Lee Sedol, o campeão mundial de Go, num desafio semelhante. Enquanto Sedol perdeu do AlphaGo por 3×1, Chikun venceu seu oponente por um placar de 2×1.

publicidade

A primeira partida do desafio aconteceu no dia 19 de novembro e foi vencida por Chikun. No dia seguinte, porém, o Deep Zen Go venceu a segunda partida, levando o desafio a um empate. Chikun ontem desempatou o resultado a favor dos humanos. “Senti como se estivesse jogando contra um humano, porque o Deep Zen Go tem tanto pontos fortes quanto fracos”, disse Chikun.

O fim?

publicidade

De forma semelhante ao AlphaGo, o Deep Zen Go usa técnicas de aprendizagem de máquina para se tornar cada vez melhor, quanto mais joga. Segundo o CNET, isso pode significar que a vitória de Chikun sobre a máquina talvez não dure muito tempo

No final da partida, Hideki Kato, um dos desenvolvedores do sistema, reconheceu que ele “sofreu uma derrota destruidora hoje”. No entanto, logo depois, o desenvolvedor acrescentou: “Eu sei exatamente o que precisa ser consertado.”