Dizer que videogame dá dinheiro é chover no molhado, porque essa é uma indústria que movimenta quantias cada vez mais volumosas conforme o tempo passa. E o mercado está se desenvolvendo de forma tão estruturada que já existe até curso em faculdade para quem é gamer.

O UOL Jogos trouxe o exemplo da University of California-Irvine, a UCI, que oferece bolsa parcial de estudos no valor de US$ 15 mil para quem for jogador profissional. Em conversão direta, seria como ganhar R$ 50 mil para estudar sobre jogos eletrônicos.

publicidade

Segundo informa a reportagem, a UCI se tornou referência no ramo por ter a grade mais completa e também por ter construído uma arena de eSports onde os estudantes contam com mais de 80 computadores e consoles como PlayStation 4 e Xbox One.

Nas máquinas é possível jogar League of Legends, Overwatch, Hearthstone, Heroes of the Storm, Diablo III, StarCraft 2, World of Warcraft, Counter-Strike: Global Offensive, CS: Source, Dota 2, Final Fantasy XIV, Minecraft, Left 4 Dead 2, Dark Souls 3, Rocket League, Team Fortress 2 e Battlefield 1.

publicidade

Mark Deppe, que comanda as iniciativas na instituição, disse ao UOL que a bolsa vale para jogadores especializados em League of Legends e que a UCI levará um time para o campeonato universitário da modalidade em 2017. No futuro, porém, haverá oportunidades para outros tipos de gamers, já que a UCI possui equipes de Overwatch, Dota 2 e CS:GO.