Dois dispositivos lançados pela Apple recentemente removeram portas tradicionais e as substituíram por novas tecnologias. No novo MacBook Pro, por exemplo, a companhia decidiu remover as portas USB-A, HDMI e as entradas para cartões SD por entradas USB-C.

O iPhone 7, por sua vez, eliminou a entrada P2, dos fones de ouvido, deixando duas opções em seu lugar: o uso de fones de ouvido Bluetooth ou a utilização da entrada de carregamento. As duas mudanças geraram muitas reclamações de usuários, mas não são exatamente uma novidade no comportamento da empresa. 

publicidade

Confira algumas mudanças consideradas drásticas que foram feitas pela Apple ao longo de sua história:

1. iMac G3

In their place were a couple of ports using USB, a then smallish standard that soon became the most widely accepted connector in consumer tech.

Em 1998, a Apple decidiu abandonar os disquetes com o iMac G3, o que causou estranhamento no mercado. A empresa também aproveitou o lançamento para eliminar portas ABD e SCSI, usadas para conectar teclados e HDs, respectivamente.

publicidade

No lugar das entradas apareceram as portas USB, presentes nos PCs até hoje.

 2. MacBook Air

Em 2008, a empresa anunciou o MacBook Air, um dispositivo que chamou bastante atenção por sua espessura. Mas para conseguir deixar o notebook tão fino, a Apple teve que abrir mão de alguns itens: foram deixados de lado a porta Ethernet e a unidade de CD/DVD, algo bastante comum nos dispositivos da época, mas não tão necessário nos dias de hoje.

publicidade

3. iPhone 5

Em 2012, a Apple decidiu mudar o conector de seus cabos e carregadores, substituindo o dock de 30 pinos pelo Lightning. A novidade irritou milhões de usuários na época e, quem precisasse usar o Lightning em um dispositivo antigo, teria que comprar um adaptador. 

Nem tudo está perdido

Para quem ficou frustrado com as mudanças recentes da Apple, há uma esperança: a empresa vende adaptadores para que o consumidor continue com seus acessórios antigos em um novo dispositivo. Resta saber se o mercado vai acolher as novas tecnologias, no caso dos fones de ouvido, como fez com os outros itens da lista.

publicidade

Via Business Insider