DUBLIN, Irlanda — Depois de colocar um Snapchat dentro do Instagram por meio do Stories, o Facebook resolveu fazer o mesmo com seu aplicativo principal, no que parece a tentativa mais esforçada da companhia em derrubar a concorrência.

No último fim de semana, o app de algumas pessoas recebeu uma atualização que remodelou toda a sua área superior. O Facebook ainda não se pronunciou sobre a novidade, mas o que dá para afirmar é que usuários selecionados na Irlanda já conseguem usá-la, porque eu mesmo tive acesso ao recurso.

Reprodução

À esquerda foi colocado um ícone de câmera e, à direita, um idêntico ao que levava às mensagens diretas no Instagram. Ao clicar no primeiro, a pessoa tem acesso a um serviço igual ao do Snapchat — tem até filtros regionais, coisa que ainda não está disponível no Instagram Stories. Esse serviço também pode ser acessado ao arrastar o dedo da esquerda para a direita na tela principal do aplicativo.

publicidade

Se clicar no ícone de mensagens, o usuário é levado a uma área de conversação que fica separada da que existe no Messenger. Ou seja, quem já pode acessar o recurso fica com dois serviços de mensagens dentro do Facebook.

Reprodução

O Facebook chama a parte de mensagens de “Direct”, que é justamente o nome que o espaço para conversas do Instagram tinha antes de o aplicativo receber a atualização que remodelou seus ícones para acomodar o Stories.

Nesta terça-feira, 29, a empresa enviou pequenos vídeos sobre isso por meio do próprio serviço. Datadas do dia 23, as publicações explicam que por ali é possível trocar conteúdo efêmero com amigos. Mas, nos meus testes, deu para notar que, além dessa interação individual, também é possível postar o material na sua linha do tempo, onde ele aparentemente fica disponível permanentemente.

Eu entrei em contato com a companhia na última segunda-feira, 28, para tentar entender o que se pretende com a nova ferramenta, mas até hoje ainda não houve retorno.