Facebook ainda não desistiu de levar internet para áreas remotas

Redação29/11/2016 12h52, atualizada em 29/11/2016 12h57
20161124181931
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O programa Free Basics, uma tentativa do Facebook de levar internet para áreas em desenvolvimento, teve um lançamento confuso: na semana passada o drone da empresa sofreu um acidente durante um teste, o satélite acabou explodindo junto com o foguete da SpaceX e o projeto foi barrado na Índia.

Agora, a empresa está tentando uma abordagem diferente para entrar no país: através do Express Wifi, o Facebook está trabalhando com operadoras, provedores de serviços de internet e empresários locais para ajudar a expandir a conectividade para regiões carentes da Índia.

Ao contrário do Free Basics, o Express Wifi não é gratuito, sendo que o usuário precisa comprar um pacote de dados para ter acesso ao Wi-Fi. Embora a necessidade de pagar pelo serviço fuja da ideia de oferecer internet de graça, essa pode ser considerada uma boa mudança.

Críticos do plano original argumentavam que oferecer internet gratuita permitirá ao Facebook controlar o uso da rede e o que é acessado pelos usuários. Além de evitar esse controle, o pagamento da internet garante à empresa um modelo sustentável para expandir o programa para outros lugares.

Via The Next Web

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital