Uma das maiores vantagens de ter o aplicativo da Netflix instalado no seu celular é a possibilidade de assistir às atrações do serviço de streaming de qualquer lugar do mundo. O problema é que nem sempre nosso plano de dados aguenta: como vídeos são bastante pesados, assistir a poucos episódios de uma série pode acabar com o pacote de internet móvel.

Felizmente a Netflix tem um recurso para ajudar seus usuários a assistirem filmes de onde desejarem: é possível fazer download de algumas produções para a memória interna do celular. Assim, você baixa um episódio quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi, e depois assiste sem consumir o pacote de dados quando estiver no ônibus.

Fazer o download das séries é bem fácil. Confira o tutorial que o Olhar Digital preparou abaixo, baseado no aplicativo da Netflix para Android:

Definindo a qualidade do vídeo

Baixar vídeos da Netflix para o celular significa ocupar espaço interno do aparelho. Se o seu dispositivo não tiver muita memória, pode ficar sem espaço para fotos e outros aplicativos rapidamente.

publicidade

Por isso, o aplicativo da Netflix permite escolher a qualidade do arquivo a ser baixado. Assim, se o seu dispositivo estiver com a memória quase cheia, você pode baixar em uma qualidade inferior para conseguir colocar mais episódios.

Ao entrar no aplicativo da Netflix, vá até as Configurações do aplicativo e procure pela opção Qualidade dos vídeos baixados. Nela, você pode selecionar entre Padrão e Alta.

Reprodução

Reprodução

Um episódio de cerca de 50 minutos de uma série ocupa cerca de 800 MB em qualidade alta (720p), mas apenas cerca de 200 em download padrão (320p).

Grave os arquivos no cartão de memória

Usuários de celulares Android com entrada de cartão micro SD podem usar o armazenamento removível para guardar episódios de séries da Netflix.

Logo abaixo da opção Qualidade dos vídeos baixados, você encontra uma área chamada Localização dos downloads. Nela, é possível selecionar entre Armazenamento interno e Cartão SD – o app ainda exibe quanto espaço tem livre em cada um dos meios.

Escolha o que você quer baixar

Busque pelo conteúdo que você quer fazer download. Se quiser baixar episódios de uma série, vá até a página dela dentro do aplicativo.

Reprodução

Ao lado da descrição dos episódios, você encontra dois botões: o da direita serve para iniciar a transmissão do episódio, o da esquerda para fazer download – toque nele.

Vale ressaltar que nem todas as produções estão disponíveis para download – se você não encontrar o ícone, é porque não dá para baixar.

Espere o fim do download

Depois de tocar no ícone para baixar, é só esperar o download finalizar. Se você clicar na faixa azul que surge na parte inferior da tela, vai ser direcionado ao gerenciador de download.

Reprodução

Nessa área, você consegue observar o andamento do download em andamento e de todos os que estiverem na fila.

Pronto! O download foi feito. No gerenciador de downloads, você consegue ver tudo o que está baixado para a memória do seu aparelho, e, se quiser, pode apagar algo que já tenha assistido e só está ocupando espaço.