Os aplicativos têm ocupado cada vez mais espaço na memória dos smartphones, seja por oferecer mais qualidade de imagen, melhorar a experiência ou a segurança da plataforma. E para que eles sejam baixados e atualizados é necessário mais uma determinada quantidade de dados disponível.

Porém, o Google está prestes a melhorar isso: a empresa anunciou, na última terça-feira, 6, que está trabalhando em uma forma de reduzir o tamanho dos aplicativos disponibilizados na Play Store. A companhia já tinha reduzido o tamanho dos downloads em 47% desde que anunciou, no início do ano, que estava modificando o algoritmo de compressão de dados utilizado na loja de apps.

publicidade

Agora, com a técnica File-by-File, testes mostram que as atualizações dos aplicativos podem ser, em média, 65% menores que suas versões completas – em alguns casos os arquivos chegaram a ser 90% menores. A economia é de cerca de 6 petabytes diários.

Uma atualização do Google Maps, por exemplo, que antes pesava 17,5 MB, foi reduzida para 9,6 MB graças à tecnologia. Enquanto o Gmail reduziu de 17,8 MB para 7,6 MB e o app da Netflix passou de 16,2 MB para 7,7 MB.