Ao postar um texto, link, foto ou vídeo, o Facebook oferece apenas três opções de privacidade: Público (em que qualquer pessoa na rede social pode ver seu post), Amigos (apenas quem é seu amigo na rede pode ver) ou Apenas Eu (totalmente privado, só você pode ver).

Acontece que nem sempre essas opções são suficientes. Digamos que você quer postar algo para que seus amigos vejam, mas não quer que um certo parente, por exemplo, veja também. Não existe a opção “Todo mundo, menos fulano”. Ou será que existe?

É possível, sim, filtrar quais pessoas veem e quais não veem determinados posts no seu Facebook. Para isso, clique no botão de privacidade e selecione, logo abaixo de Público, Amigos e Apenas Eu, a opção “Personalizado”. A janela que se abre te oferece uma escolha: selecionar quem pode ou quem não pode ver seu próximo post.

Reprodução

publicidade

Você pode então escolher uma das duas opções e selecionar, um a um, quais amigos poderão ver ou quais não poderão ver sua postagem. Se você quiser excluir muitas pessoas de uma vez, e se essa for uma atitude que você pretende tomar com frequência, é possível também criar uma espécie de “lista negra” automática.

Digamos que você queira excluir de algumas atualizações aqueles tios que gostam de comentar nas suas fotos e de te deixar constrangido. O caminho é simples: primeiro, vá até facebook.com/bookmarks/lists. Nesta página, clique no botão “Criar lista” para começar a selecionar os contatos a serem “boicotados”.

Na janela que se abre, você pode inserir um nome para a lista e, logo abaixo, o nome de quem será incluso nela. Ainda no exemplo dos “tios que gostam de comentar”, basta colocar esse nome na lista, selecioná-los, um a um, na caixa de texto abaixo e clicar em “Criar”.

Reprodução

A lista salva cria um feed de notícias personalizado só com as últimas postagens e atualizações daquelas pessoas. Quando você quiser fazer um post e não quiser que seus “tios que gostam de comentar” o vejam, selecione o modo de privacidade “Personalizado” e, sob a opção de “não compartilhar”, digite o nome da lista recém-criada.

Agora, toda vez que você quiser fazer um post e não quiser que seus “tios comentaristas” o vejam, basta seguir esse caminho. Se você quiser bloquear apenas uma pessoa, como um amigo de um ex-namorado um tanto fofoqueiro, você também pode selecioná-lo sozinho como o único que não verá seu post.

É claro que você sempre pode desfazer a amizade com alguém ou simplesmente bloqueá-lo, mas, em casos muito específicos, pode ser que apenas impedi-los de ver seu novo post seja a alternativa mais diplomática.