A Audi desenvolveu uma tecnologia capaz de conectar os carros aos semáforos de trânsito habilitados com Wi-Fi e evitar que os motoristas fiquem parados no sinal vermelho.

Ao se aproximar de um semáforo, a função “Traffic Light Information” indica no painel do motorista quanto tempo a sinalização demorará para ficar verde, amarela ou vermelha. Sabendo que um semáforo está prestes a abrir, o motorista pode reduzir a velocidade enquanto espera o farol ficar verde; assim como ele também pode evitar um acidente ao passar por um semáforo que acabou de fechar.

O recurso já tinha sido apresentado em agosto, mas agora a montadora o mostrou em funcionamento em Las Vegas e anunciou que o Audi A4 2017, o Q7 e todos os modelos feitos após 2016 terão a tecnologia disponível.

Esse é um dos primeiros passos para permitir o desenvolvimento de cidades mais conectadas, onde todos os meios de transporte poderão se comunicar entre si e ajudar na redução do trânsito e dos acidentes, além de viabilizar os veículos autônomos.

publicidade

Via Engadget