Você já teve a sensação de que o tempo passa mais rápido quando está se divertindo? Uma pesquisa divulgada nesta semana mostra que isso pode realmente acontecer.

Pesquisadores da Fundação Champalimaud, em Portugal, analisaram como a dopamina, responsável por funções como a memória, a atenção, o humor, o sono e a aprendizagem, pode interferir na percepção do tempo de ratos de laboratório. Para que a experiência fosse possível os cientistas tiveram, primeiro, que treinar os animais a entender a passagem do tempo.

A etapa seguinte consistiu no estímulo da produção de dopamina no cérebro de metade dos ratos participantes e na supressão da substância da outra metade.

Os resultados mostraram que os roedores que produziram mais dopamina subestimaram a passagem do tempo e provavelmente sentiram que ele passava mais rapidamente, enquanto o grupo que teve a produção bloqueada superestimou o tempo, acreditando que ele passou mais devagar.

publicidade

Os pesquisadores ressaltam que não se deve generalizar os resultados, já que a dopamina é produzida em diversos lugares do cérebro e o estudo focou em apenas uma área, escolhida porque pessoas com Parkinson, que apresentam a ausência da substância, têm dificuldade em perceber a passagem do tempo.

Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Via The Verge