As lojas da Apple costumam ter design e arquitetura bastante chamativos, mas a empresa parecia estar interessada em levar essa tendência ainda mais longe do que já foi. De acordo com o site alemão ifun.de, a empresa de Tim Cook chegou a oferecer “centenas de milhões” à cidade de Stuttgart para transformar um abrigo antibombas da época da guerra em Apple Store.

O abrigo em questão fica embaixo da praça do mercado de Stuttgart. Ele foi construído para proteger os cidadãos contra bombas durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, após o fim da guerra, ele foi transformado em um hotel com 100 camas. O hotel não tinha janelas, apenas saídas de ar, e existe até hoje, embora tenha parado de funcionar em 1985.

publicidade

Espaço vago

Desde então, o espaço estava abandonado e dilapidado. Segundo o site MacRumors, em 1995 uma competição de arquitetura escolheu um projeto para revitalizar o lugar: a construção de um pavilhão de vidro que serviria de entrada para uma galeria subterrânea de lojas. Mas mesmo assim, o projeto nunca foi realizado por falta de interesse da administração da cidade.

publicidade

Caso fosse transformado em loja da Apple, o local serviria como um dos pontos de venda mais icônicos da empresa. Também representaria uma oportunidade interessante para a Apple, já que ela não tem uma loja em Stuttgart. Quem mora lá e quer comprar alguma coisa nas lojas da empresa tem que se deslocar cerca de 20 quilômetros até Sindelfingen, uma cidade próxima.

Relutância

publicidade

No entanto, alguns motivos levaram a administração da cidade a recusar a oferta a empresa. Um deles foi o fato de que tratava-se de um local de importância histórica, para o qual um uso comercial desse tipo talvez não fosse adequado.

Fora isso, também há o fato de que a sede administrativa de Stuttgart fica na mesma praça. De acordo com o Ubergizmo, pareceu inadequado à cidade ter um logo gigante da Apple bem em frente à prefeitura, e por isso o projeto não foi para frente.