Ao contrário de muitos consoles, o 3DS ainda não tem uma técnica simples e prática de desbloqueio que permita a difusão da pirataria na plataforma. A Nintendo, claro, quer que as coisas permaneçam assim, e para isso decidiu agir para tirar do ar um software “homebrew” feito para imitar a loja eShop e baixar jogos irregulares.

O Freeshop era um software aberto desenvolvido e distribuído por meio do GitHub. A ferramenta poderia ser instalada em um 3DS usando as “titlekeys”, que são uma forma de criptografia usada pela Nintendo para proteger seus games. Seus desenvolvedores alegavam que a ferramenta servia para jogadores baixarem jogos que já haviam sido adquiridos, mas o fato é que o recurso poderia ser usado para disseminação de pirataria espalhando as titlekeys; de fato, já existem vários bancos de dados online para tal, com vídeos explicativos de como usá-las.

publicidade

Portanto, não foi surpresa quando a Nintendo decidiu acionar seus advogados para emitir o famoso DMCA, uma ordem de infração de direitos autorais. Com isso, quem for ao GitHub agora não poderá mais encontrar o Freeshop.

A documentação usada pela empresa para justificar a remoção do conteúdo foi bem clara. “A Nintendo criptografa arquivos de jogos nos servidores da eShop para evitar que usuários acessem esses arquivos sem pagar por eles. A Nintendo acredita que a aplicação Freeshop burla as proteções ao decifrar os arquivos de jogos acessíveis pelos servidores da eShop, permitindo aos usuários da eShop que acessem e joguem os jogos da eShop de graça.” A decisão impede que o software continue em distribuição livre, mas não deixa claro o que será feito com quem já tem o app em seus consoles.

publicidade

Via Engadget