No dia 24 de janeiro, a analista de sistemas Cara Brookins lançará sua autobiografia, segundo o Miami Herald. O livro inclui, como não poderia deixar de ser, detalhes sobre sua criação e vida afetiva. O ponto principal, contudo, é a história de como ela e seus quatro filhos – com idades entre dois e 17 anos na época – construíram uma casa vendo vídeos no YouTube.

Brookins foi vítima de abuso doméstico: seu ex-marido era paranóico e esquizofrênico. Após muitos anos achando que seu cônjuge melhoraria, ela decidiu que não poderia mais viver com ele, expondo seus filhos e a si mesma ao risco de agressões físicas e psicológicas. No entanto, ela não tinha para onde ir.

A solução encontrada por ela foi construir sua própria casa a partir do zero. Ainda segundo o Herald, Brookins pegou um empréstimo para comprar um terreno e o material de construção. No entanto, nem ela nem qualquer um de seus filhos tinham experiência nesse tipo de trabalho. Nesse caso, eles tiveram a mesma atitude que muitos de nós temos quando precisamos fazer algo que não sabemos: olharam no YouTube. A matéria do Herald sobre o assunto pode ser vista abaixo:

publicidade

Tutorial: como construir uma casa

Em entrevista à CBS News, Brookin conta que o processo não foi nem um pouco simples. “Isso foi em 2008, então o YouTube não era o que é hoje. Não havia vídeos bem explicados ou canais dedicados a esse tipo de coisa”, diz. “Mas há muitas maneiras de se fazer uma janela ou para colocar uma fundação. Então, para cada etapa da construção, nós assistíamos a três ou quatro vídeos, e escolhíamos o que achávamos que seria melhor para nós.”

Todo o processo foi colaborativo entre Cara e seus quatro filhos. Como o caçula da família tinha apenas dois anos, outro dos filhos sempre ficava encarregado de ficar de olho nele. O processo todo durou cerca de nove meses, e todas as tarefas, incluindo misturar a massa, colocar o encanamento e rebocar as paredes, foi feito exclusivamente pelos cinco.

Pesquisar no YouTube foi uma das ferramentas que a família usou. Segundo o Valley News, no entanto, os cinco também aprenderam muita coisa perguntando a funcionários de lojas de materias de construção, como o Home Depot.

União

No final do processo, a casa ficou bem grande: segundo o Miami Herald, ela tem cinco dormitórios, dois andares e 325 metros quadrados de área. Segundo a CBS, Brookins disse que construir a casa não foi importante apenas para dar um lar à sua família, mas também para uni-los após um período de grave tensão emocional.

A construção da casa, para ela, foi uma espécie de metáfora para reconstruir a própria vida e seguir em frente. Sua autobiografia, segundo ela, pode ser uma mensagem importante para outras pessoas que sintam que estão numa situação sem saída. “Você precisa fazer algo grande que mude a sua percepção de quem você é”, diz.