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Lançados nesta sexta-feira, 27, os novos Galaxy A5 e A7 foram apresentados como telefones modernos, voltados para jovens produtores e consumidores de conteúdo, e facilmente manejáveis. As duas primeiras características até fazem jus aos aparelhos. Já no quesito usabilidade…
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Durante nossos primeiros testes com os dois telefones, tivemos dificuldade em usar os aparelhos. As telas de 5,2 e 5,7 polegadas são facas de dois gumes. Ao mesmo tempo em que exibem imagens coloridas e com boa resolução (Full HD), elas também dificultam o uso do smartphone com apenas uma mão, principalmente para quem não tem mãos grandes.
Por essa razão, por mais que a Samsung tenha investido em recursos para facilitar o uso da câmera, como o botão de disparo flutuante e a fácil modificação de filtros e acesso às ferramentas das câmeras, ainda fica complicado dominar o telefone (principalmente o A7) com apenas uma mão.
Na foto abaixo, por exemplo, é possível observar que, ao segurar o telefone com firmeza, é preciso fazer certo esforço para pressionar o botão Home com o dedão. Poderia ser mais interessante se o acionador estivesse localizado nas laterais ou na parte traseira do aparelho.

Outro ponto estético que pode incomodar alguns usuários é que a traseira do telefone é composta por vidro curvo. Esse tipo de material acaba ficando impregnado por marcas de dedos. Com o vidro na parte traseira, os usuários também vão precisar tomar cuidado extra para não deixar o celular cair, já que não adianta nem torcer para o display não se estatelar no chão.
Em testes rápidos com os recursos de vídeo e áudio o telefone não apresentou grandes novidades em relação à linha antecessora. O que mudou foi que o aparelho está mais rápido para executar esses comandos, principalmente graças ao aumento da memória RAM, que agora tem 3 GB. O processador Exynos de oito núcleos consegue executar bem suas funções sem engasgar, mas também não é possível exigir muito do chipset, já que ele não é tão parrudo quanto o presente no Galaxy S7, por exemplo.
Mesmo assim, os telefones parecem ser uma boa aposta da Samsung para o mercado de intermediários, que vem crescendo nos últimos anos. Ambos serão lançados no dia 1º de fevereiro e custarão R$ 2.099 e R$ 2.299.
