“Resident Evil 7” tem duas coisas que me incomodam e, quando combinadas, formam uma categoria de jogos que eu classifico como “injogáveis”: 1) provoca medo e 2) é em primeira pessoa. Mas “RE7” é muito bom, então eu vinha buscando uma maneira de contornar os poréns para encarar o desafio. Até que topei com um conjunto de dicas para medrosos e tomei coragem.

Kirk Hamilton, do Kotaku, publicou um manual para quem, como eu, se sentiu ao mesmo tempo intimidado e atraído pelo mais novo título da Capcom. E aquilo ajuda de verdade, tanto que parte das dicas me foi bastante útil para encontrar o “final verdadeiro” da demo do jogo. Abaixo, misturo parte do que Hamilton escreveu com minhas próprias experiências, formando um conjunto de dicas que pode auxiliar os covardes na jornada fascinante que é “RE7”. Confira:

publicidade

Aumente a luminosidade

Assim que abrir o jogo, “RE7” vai te mostrar uma tela para configuração de luminosidade. A sugestão deles é que você deixe a imagem da esquerda totalmente apagada e a da direita, apenas levemente visível. Seguir esse esquema fará com que fique praticamente impossível enxergar o ambiente além da sua lanterna, mas, se você subir a iluminação até o nível oito ou nove (dá para ir até o dez), notará que o seu entorno aparece, o que elimina um pouco do elemento surpresa.

publicidade

Reprodução

Reprodução

publicidade

Jogue durante o dia e acompanhado

Jogar durante o dia te faz lembrar de que aquilo é só um jogo, seu mundo real está lá fora, onde bate a luz do Sol. Já a companhia é bastante útil para te manter distraído — o jogo dá aflição porque o protagonista está quase sempre sozinho, então se você tiver com quem conversar essa atmosfera se quebra um pouco.

publicidade

Passe pela primeira hora

Até chegar ao primeiro chefe, tudo é novidade, mas a partir dali você já entendeu o que precisa fazer e como deve prosseguir. “RE7” trabalha bem a ideia de que a antecipação ao susto dá mais medo do que o susto em si, mas depois que você percebe como as coisas funcionam fica mais fácil digerir a mecânica. Outra coisa interessante a se fazer é experimentar a demo, que está disponível gratuitamente.

Esqueça os fones e mantenha o volume baixo

“RE7” tem um trabalho de sonoplastia fantástico; o tempo todo você ouve passos e barulhos que informam em que direção está o perigo mas também te deixam paranoico, porque você fica rodeado de rangidos e do estalar de madeira. Se você não ouvir muito disso, os efeitos não afetam tanto.

Esqueça o modo em realidade virtual

Essa dica nem precisava estar aqui, mas é bom ressaltar: se você é do time dos medrosos, “RE7” não é o título certo para aproveitar a realidade virtual — embora atualmente ele seja um dos que melhor aproveita a tecnologia.

Avance em direção aos inimigos

Como já dito, a Capcom usa muito bem os recursos de terror em “RE7”. Além da antecipação ao medo, conta também o fato de que qualquer encontro gera desespero; você sempre quer correr e acaba gastando parte do seu precioso arsenal à toa. Ao invés disso, experimente se atirar na direção do perigo, lembre-se de que o personagem pode viver novamente. Isso fará com que o inimigo deixe de ser novidade, eliminando de uma só vez os problemas de temer o desconhecido e da euforia.

Veja spoilers

Assistir a outras pessoas passando pelo que você está prestes a enfrentar pode ajudar a amenizar o medo. Veja youtubers fazerem o trabalho sujo por você e simplesmente siga na cola deles aproveitando a paisagem.