Assim como acontece no WhatsApp, o Facebook Messenger, app de mensagens do Facebook, conta com um recurso que mostra se o destinatário leu a mensagem recebida. Se você não deseja que isso aconteça, existem algumas maneiras de barrar a confirmação de leitura do aplicativo. Veja como:

Chrome e Firefox

No Google Chrome e no Mozilla Firefox, é possível usar a extensão “Unseen”. Ela remove todas as confirmações de visualização de aplicativos de mensagem que sejam usados no PC, incluindo o Messenger.

publicidade

No Chrome, depois de instalar a extensão, um ícone de olho aparece ao lado do botão de menu. Ele realiza o trabalho automaticamente, mas é possível ativar ferramentas para bloquear o “visto pela última vez” e ativar um botão “marcar como lido”.

Importante: é preciso autorizar o funcionamento da extensão no Messenger.

publicidade

No Firefox o plugin funciona de maneira mais simples, já que não há botões.

Android

Reprodução

O sistema do Google conta com um app que leva o mesmo nome da extensão, mas não tem relação com ela. O Unseen é uma espécie de substituto do Messenger e bloqueia a visualização também do WhatsApp, Viber e Telegram.

publicidade

O aplicativo funciona assim: quando o usuário receber uma mensagem, ele “lê” as notificações e retira o texto enviado, colocando-o em sua própria janela. Assim, é possível ler todas as informações sem que o remetente saiba.

A má notícia é que as notificações chegarão ao celular dobradas.

publicidade

iOS

Não é possível realizar o procedimento no iOS, a não ser que o dispositivo tenha passado por um jailbreak. É importante lembrar, no entanto, que o processo inviabiliza a garantia do iPhone.

-> WhatsApp: dicas, histórias e tudo o que você precisa saber
-> Facebook: confira a história e dicas para usar a rede social com segurança
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo