Anos depois de sair da loja, seu computador já não é mais o mesmo. Ele começou a ficar muito lento, travar com frequência e mesmo tarefas que antes eram simples parecem exigir demais dele. A solução ideal seria melhorá-lo ou comprar outro, mas agora você não pode. Nesse caso, restaurá-lo às configurações de fábrica pode ser uma boa saída.

Durante sua vida útil, os computadores (mesmo os bem cuidados) acumulam muitos arquivos e operações que vão ocupando sua memória e deixando-o mais lento. Quando o PC volta às configurações de fábrica, praticamente tudo é apagado – incluindo esses arquivos acumulados – e isso pode ajudar a otimizar o funcionamento dele.

Se esse procedimento parecer adequado ao seu caso, veja a seguir como restaurar seu PC às configurações de fábrica:

Antes de prosseguir, tenha em mente que esse procedimento levará o computador praticamente de volta à maneira como ele saiu da caixa. Se houver quaisquer arquivos que você queira guardar, certifique-se de fazer backup antes disso.

publicidade

1. Acesse as configurações do Windows clicando no ícone de engrenagem do menu Iniciar, e selecione a opção “Atualização e segurança”:

Reprodução

2. Clique em “Recuperação”, na aba à esquerda, e, em seguida, sob o item “Restaurar o PC”, clique em “Começar agora”:

Reprodução

3. Há duas opções: “Manter meus arquivos” e “Remover tudo”. A segunda é mais completa e tem maior probabilidade de resolver o problema, mas também tem maior probabilidade de apagar algo importante. Escolha a que lhe parecer mais adequada.

Reprodução

4. Seu computador mostrará uma lista dos programas que precisarão ser reinstalados após a restauração. De qualquer maneira, o processo começará assim que você clicar em “Avançar”.

Reprodução