Caiu na rede hoje um arquivo instalável do aplicativo Secure Folder, que a Samsung lançou com o finado Galaxy Note 7 e prometeu ressuscitar no Galaxy S7 quando o aparelho recebesse o Android 7.0 (Nougat). Embora o modelo tenha começado seu processo de atualização no mês passado, o tal app ainda não tinha aparecido oficialmente, e parece que por uma boa razão.

O pessoal do SamMobile descobriu duas coisas ao baixar a APK que surgiu hoje: em primeiro lugar, ela é legítima, o aplicativo funciona. Em segundo lugar: há nele um vazamento sobre o Galaxy S8.

O Secure Folder é um recurso que permite guardar itens separadamente dentro do aparelho, aplicando um nível mais elevado de segurança. Uma vez colocado ali dentro, o arquivo só pode ser acessado mediante autenticação biométrica.

Quando abre o app pela primeira vez no S7, o usuário se depara com uma tela de boas-vindas que explica seu funcionamento. E essa imagem mostra que o aparelho usado para as demonstrações é igualzinho ao que se vem falando em relação ao S8, um smartphone cuja tela preenche mais do espaço frontal e que não tem botões.

publicidade

O Galaxy S8 deve ser lançado em março, o que explica por que a Samsung decidiria usar seu formato para dar o bê-á-bá de um aplicativo ainda inédito. O vazamento sugere que o Secure Folder provavelmente seria disponibilizado apenas quando o novo smartphone fosse revelado.