Um aplicativo desenvolvido na Coreia do Sul quer ajudar você a falar e até tirar selfies com pessoas que já faleceram. 

O app With Me, que ainda está em fase de desenvolvimento, escaneia em 3D e recria digitalmente as pessoas enquanto elas ainda estão vivas. Depois, o avatar fica disponível digitalmente, podendo responder a gestos, palavras e até posar para uma foto com o usuário.

A “mágica” é possível graças a um sistema de inteligência artificial que pensa e responde como uma pessoa. A voz, no entanto, não é recriada, o que significa que o usuário ainda terá a impressão de estar falando com uma versão robótica.

Reprodução

publicidade

Apesar de parecer uma ideia estranha, para a criadora, o aplicativo é bastante útil. “Eu criei por experiência própria. Minha avó faleceu há alguns anos e me arrependi de não ter tirado fotos com ela, porque eu não tinha nenhuma lembrança”, explica Eun Jin Lim.

Para quem acha esquisito se transformar em um avatar ainda em vida, ela dá a dica: “É como pensar na família, eu diria: ‘Quero me lembrar de você para sempre'”, aponta Lim.

A ideia da empresa, que se chama Elrois, é que cada smartphone tenha, no futuro, a tecnologia de escaneamento em 3D, permitindo realizar o processo sem dificuldades.

Via BBC