Se você possui um smartphone Android que não seja o Nexus, é provável que o sistema operacional conte com uma série de ajustes da fabricante que deixam o telefone mais “personalizado” para a marca. Essa escolha, no entanto, pode deixar muitos usuários descontentes. Listamos abaixo alguns truques para deixar seu smartphone mais parecido com o Android puro sem que seja preciso fazer um root nele. Confira:

Tela inicial

A primeira coisa a fazer é deixar a tela inicial “com a cara” original do sistema do Google. Para isso, é possível baixar o Google Now Launcher. O aplicativo funciona em dispositivos que rodam a partir da versão 4.1 (Jelly Bean) do Android.

Reprodução

publicidade

Para quem deseja personalizar o dispositivo, uma boa opção é o Nova Launcher, que permite até alterar os ícones da tela e remover aqueles que foram escolhidos pela fabricante.

Reprodução

O Google também oferece um teclado próprio para os dispositivos Android. Para quem deseja uma experiência mais “limpa” e sem recursos desnecessários, é uma boa opção.

Reprodução

Câmera

Se a câmera do seu celular está cheia de recursos que você não costuma usar, pode ser uma boa dica baixar a Google Camera. Ela define automaticamente itens como ISO, exposição, velocidade do obturador, entre outros.

Há um problema: a câmera não está disponível no Google Play. Para instalá-la, é preciso baixar um APK e transferir o arquivo. Mas fique atento: existem duas versões da câmera, uma para smartphones de 64 bits e outra para os de 32 bits. Também é necessário ativar a opção “Fontes desconhecidas” no menu de segurança do telefone.

Reprodução

Mensagens

Existe até uma versão para quem quer uma interface mais parecida com o Material Design do Android na hora de enviar mensagens SMS. O app também é um gerenciador que junta todas as mensagens recebidas em um lugar só.

Reprodução

Mais recursos

O smartphone provavelmente já conta com esses recursos, mas, se preferir, você pode usar os aplicativos do Google para cada uma das tarefas.

Reprodução

Via HowtoGeek