No filme “Perdido em Marte” (2016), o botânico Mark Watney, interpretado pelo ator Matt Damon, consegue sobreviver em Marte após plantar batatas. Apesar de parecer coisa que só acontece em filme, pesquisadores anunciaram que é possível que o tubérculo seja produzido no planeta vermelho.

Resultados preliminares de um estudo da CIP (International Potato Center), Nasa e UTEC (University of Engineering and Technology) sugerem que as batatas seriam capazes de suportar as condições de Marte.

Durante as pesquisas, os cientistas tentaram determinar as condições extremas nas quais os tubérculos podem crescer, para encontrar variedades mais resistentes, e chegaram a condições semelhantes às encontradas em Marte, incluindo a pressão do ar e níveis de oxigênio e dióxido de carbono. No entanto, ainda assim é necessário terra fertilizada e água.

A pesquisa se mostra promissora para astronautas e colonos que pretendem morar no planeta, pois poderão iniciar o cultivo de plantas. Além disso, essa pode ser uma esperança para o futuro, caso problemas políticos e mudanças climáticas provoquem a escassez de alimentos na Terra.

publicidade

Via Digital Trends