Windows 10 ganha aplicativos que funcionam sem precisar de instalação

Renato Santino10/03/2017 23h22, atualizada em 10/03/2017 23h30
20160627140018
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft anunciou um novo recurso para o Windows 10 que permitirá que seus usuários não sejam obrigados a instalar um aplicativo ou jogo antes de usá-lo. A ideia é permitir acesso mais rápido às funcionalidades de um app via streaming. A empresa chama a função de “Playable Ads”.

Com o recurso, quando você encontrar algum anúncio de aplicativo, pode fazer com que o app seja executado imediatamente durante três minutos. Se gostar do que viu, ao final do período haverá um link para poder fazer a instalação definitiva.

A ideia é similar ao que o Google introduziu no Android há alguns meses. O modelo é um incentivo para que os usuários experimentem aplicativos mais rapidamente e, preferencialmente, instalem os apps em definitivo em seu dispositivo. Mais instalações significam mais incentivo para desenvolvimento de apps e da utilização da Windows Store.

A Microsoft lista entre as vantagens do formato o fato de que usuários podem testar o app antes de instalar e o fato de que as pessoas que realizam a instalação após os três minutos estão mais inclinadas a usar o serviço do que aqueles que simplesmente baixam o app da loja após ler a descrição do produto. Desenvolvedores também podem criar experiências demonstrativas para os três minutos de teste como incentivo aos usuários.

A empresa diz que será responsável pelo streaming, então os desenvolvedores não precisarão fazer nenhuma mudança para suportar o recurso. A Microsoft também recomenda que eles testem a ferramenta no Centro de Desenvolvimento do Windows.

Via MSPowerUser

Redator(a)

Renato Santino é redator(a) no Olhar Digital