Basta entrar em qualquer grupo de compra e venda de celulares no Facebook que logo aparece alguém querendo vender um iPhone por um preço bem abaixo do comum. Em alguns casos, tratam-se de aparelhos falsificados que tentam imitar o design do smartphone da Apple.

Aparência e características externas

Reprodução

Os celulares da Apple são conhecidos pelo seu desenho e pela qualidade dos materiais utilizados em sua composição. Cheque se o telefone suspeito apresenta a mesma aparência do original. Olhe também se as informações referentes aos órgãos governamentais (FCC, Anatel, entre outros) estão descritas na parte traseira do aparelho.

publicidade

Acessórios

Reprodução

Os iPhones são conhecidos por possuírem entradas especificas para os carregadores. Os aparelhos originais contam apenas com a entrada compatível com o cabo Lightning. No caso do iPhone 7, veja se o aparelho realmente não conta com entrada para fone de ouvido.

Sistema operacional

Reprodução

Nenhum aparelho celular da Apple usa qualquer sistema operacional que não seja o iOS. Ou seja, não compre qualquer aparelho que não tenha essa plataforma. Acredite, há algumas réplicas que contam até mesmo com o Android instalado. Acesse as configurações do telefone para ver qual o sistema operacional utilizado, já que os falsificadores tentam imitar o design do iOS na réplica. Para isso, vá em “Ajustes”, “Geral” e depois em “Atualização de Software”.

Tela de início

Reprodução

Desligue e ligue o aparelho. A primeira tela mostrada deverá exibir apenas o símbolo da marca, ou seja, uma maçã. Fuja de qualquer celular que exiba algo diferente disso na tela inicial.

Aplicativos nativos

Reprodução

Todos os iPhones contam com aplicativos de fábrica no telefone. São aplicações simples como Clima, Bolsa de Valores, Calendar, entre outros. Os ícones em aparelhos replicados são os mesmos, mas o restante é bem diferente. Assim, abra-os e verifique se são os mesmos aplicativos.

App Store

Reprodução

Dá para copiar muita coisa, mas não a App Store. A loja oficial de aplicativos para os dispositivos da Apple não pode ser substituída por qualquer outra plataforma. Abra ela e verifique se você está mesmo lá e não em uma loja genérica ou, até mesmo, na Play Store.